quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Renascimento Cultural na Europa

Vou fazer um breve resumo sobre o Renascimento Cultural na Europa, com excessao da Italia.
No decorrer do século XVI a cultura renascentista cresceu para outros países da Europa Ocidental com isso gerou as guerras e invasões vividas pela Itália.
Esse século foi marcado pelas grandes navegações, ligada ao comércio oriental e exploração da América. A navegação pelo Atlântico reforçaram o capitalismo de alguns países da Europa como Portugal, Espanha e Holanda e logo depois a Inglaterra e França.
O Renascimento entra em decadência após a perda de prestígio econômico das cidades italianas, em decorrência das Grandes Navegações que muda o eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico, e da Contra-Reforma Católica que limitou a liberdade de expressão.
Fazendo assim com que os outos paises fora a Italia se desenvolvessem, promovendo reflexos na produção cultural. Em cada região as novidades esteticas ou filosoficas do Renascimento foram expressadas de maneiras distintas pelos artistas e intelectuais de acordo com as própias culturas e tradições locais.
Na Espanha a igreja católica teve uma forte influência e a Contra- Reforma também dificultaram as inovaçoes, assim as realizações culturais renascentistas foram diminuidas.
Um representante do Renascimento espanhol foi Miguel de Cervantes, com o clássico Dom Quixote de la Mancha.
Miguel de Cervantes


Na Inglaterra destaca-se o maior dramaturgo de todos os tempos, William Sheakspeare (1564-1616).
Foi sob o reinado de Isabel 1 que Sheakspeare produziu a maioria de suas obras, onde destacam-se Hamlet, Ricardo III, Macbeth, Otelo e Romeu e Julieta.
O inglês William Sheakspeare  deixou obras teatrais magníficas que são encenadas até hoje.
William Sheakspeare




Em Portugal nasce, principalmente em termos artísticos, da mistura do estilo gótico final com as inovações do século XV. A intensificação do comércio levou, por sua vez, ao aparecimento de uma nova classe a burguesia comercial . Portugal tornou-se, assim, a ponte de ligação entre a Europa e a África, o Oriente e o Brasil, divulgando deste modo novos hábitos e costumes.
grande representante do renascimento literário foi Luís Vaz de Camões (1525-1580), autor de Os Lusíadas, poema épico que narra os grandes feitos da navegação portuguesa.






Luís Vaz de Camões

Na Alemanha, a pintura renascentista consagrou os nomes de Hans Holbein  e Albert Durer, pintor, gravador e arquiteto alemão, de quem se destacavam as gravuras "Adoraçao da Santíssima Trindade", "Adoraçao dos Reis Magos" e "Melancolia" .
Hans Holbein
Albert Dürer




Bom gente fiz o resumo de alguns países e para finalizar deixo vocês com essa linda imagem, onde na época as obras Renascentistas foram marcadas pela riqueza dos detalhes e a reprodução dos traços humanos.
Um abraço a todos...Lourival Felipe
19/08/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário