quinta-feira, 19 de agosto de 2010

HUMANISMO, ANTROPOCENTRISMO E RACIONALISMO

 HUMANISMO...

Pode se dizer sim, foi o principal valor cultivado do Renascimento, o Humanismo.

O que é Humanismo?

-De acordo com o dicionário: Humanismo é o movimento literário renascentista, que colocou o homem no centro das artes, em harmonia com a cultura greco-latina. Mas de forma mais simples podemos dizer que o Humanismo, baseia-se em diversos conceitos, (Ex.:Antropocentrismo, Racionalismo, Individualismo, etc...),e era um novo metódo de aprendizado que fazia uso da razão, e colocava o homem numa escala de importância.

Quem foi o precursor do Humanismo na Itália?

- Resposta simples e direta. Francesco Petrarca, grande intelectual, poeta e humanista italiano.

Qual foi a importância do Humanismo?

-Bom o Humanismo gerou uma nova forma, um novo metódo de aprendizado, de ensino, creio que essa foi se não á, uma das principais importâncias do humanismo.

ANTROPOCENTRISMO...

O que é Antropocentrismo?

-No pé da letra Antropocentrismo significa  "O Homem como o centro do universo". Isto é, avaliar o universo de acordo com a sua relação com o homem.

Estava procurando na intenet algumas coisas sobre renascimento e ví esta frase e gostei:
“Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais.”
Hamlet, William Shakespeare

Observação clássica do ANTROPOCENTRISMO.

Quais as características do Antropocentrismo?

-Posso citar que:
*Deus deixou de ser considerado o centro do universo;
*Admiração, valorização do Homem;
*Etc.....

RACIONALISMO...

O que é Racionalismo?

- Forma de observar algo baseado na razão, e não na fé.

O que foi o de fato o Racionalismo?

- Foi a explicação dos fenômenos, dos acontecimentos apenas baseado na razão, observação.

Quais foram os nomes do Racionalismo?

*Leibnz;
*René Descartes;
*Spinoza;
foram filosófos que introduziram o racionalismo na filosofia moderna.





QUÉOPS EMMANUEL CRUZ DE MELO

Renascimento Cultural na Europa

Vou fazer um breve resumo sobre o Renascimento Cultural na Europa, com excessao da Italia.
No decorrer do século XVI a cultura renascentista cresceu para outros países da Europa Ocidental com isso gerou as guerras e invasões vividas pela Itália.
Esse século foi marcado pelas grandes navegações, ligada ao comércio oriental e exploração da América. A navegação pelo Atlântico reforçaram o capitalismo de alguns países da Europa como Portugal, Espanha e Holanda e logo depois a Inglaterra e França.
O Renascimento entra em decadência após a perda de prestígio econômico das cidades italianas, em decorrência das Grandes Navegações que muda o eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico, e da Contra-Reforma Católica que limitou a liberdade de expressão.
Fazendo assim com que os outos paises fora a Italia se desenvolvessem, promovendo reflexos na produção cultural. Em cada região as novidades esteticas ou filosoficas do Renascimento foram expressadas de maneiras distintas pelos artistas e intelectuais de acordo com as própias culturas e tradições locais.
Na Espanha a igreja católica teve uma forte influência e a Contra- Reforma também dificultaram as inovaçoes, assim as realizações culturais renascentistas foram diminuidas.
Um representante do Renascimento espanhol foi Miguel de Cervantes, com o clássico Dom Quixote de la Mancha.
Miguel de Cervantes


Na Inglaterra destaca-se o maior dramaturgo de todos os tempos, William Sheakspeare (1564-1616).
Foi sob o reinado de Isabel 1 que Sheakspeare produziu a maioria de suas obras, onde destacam-se Hamlet, Ricardo III, Macbeth, Otelo e Romeu e Julieta.
O inglês William Sheakspeare  deixou obras teatrais magníficas que são encenadas até hoje.
William Sheakspeare




Em Portugal nasce, principalmente em termos artísticos, da mistura do estilo gótico final com as inovações do século XV. A intensificação do comércio levou, por sua vez, ao aparecimento de uma nova classe a burguesia comercial . Portugal tornou-se, assim, a ponte de ligação entre a Europa e a África, o Oriente e o Brasil, divulgando deste modo novos hábitos e costumes.
grande representante do renascimento literário foi Luís Vaz de Camões (1525-1580), autor de Os Lusíadas, poema épico que narra os grandes feitos da navegação portuguesa.






Luís Vaz de Camões

Na Alemanha, a pintura renascentista consagrou os nomes de Hans Holbein  e Albert Durer, pintor, gravador e arquiteto alemão, de quem se destacavam as gravuras "Adoraçao da Santíssima Trindade", "Adoraçao dos Reis Magos" e "Melancolia" .
Hans Holbein
Albert Dürer




Bom gente fiz o resumo de alguns países e para finalizar deixo vocês com essa linda imagem, onde na época as obras Renascentistas foram marcadas pela riqueza dos detalhes e a reprodução dos traços humanos.
Um abraço a todos...Lourival Felipe
19/08/2010

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Carta: O Renascimento Cultural nos países da Europa

     Olá Amigos,
Estou aqui em pleno Renascimento Cultural na Europa nos países baixos, observando as obras de grandes pintores dessa época, um deles me chamou atenção, o Brughel, onde nas suas obras ele retrata cenas da vida cotidiana e o estilo de vida dos burgueses.


Consegui observar com esse passeio diferentes formas do Renascimento Cultural.


Na França, por exemplo, teve vários pontos importantes...na literatura e na filosofia , o grande Rabelais, ele foi autor de uma obra que critica a educação e as táticas militares, chamada Gargantua e Pantagruel.
Outro principal autor foi Montigne, com a obra "Ensaios" no qual critica o Clero.
Já na ciência Ambroise Pare foi muito importante para medicina pois inventou uma nova técnica para sutura das veias.


Saindo da França fui para Espanha de navio uma viagem muito cansativa mas que valeu a pena.
Chegando lá senti a forte influência da igreja Católica dificultando assim e reduzindo a realização culturais renascentistas.
Pude apreciar um dos clássicos da literatura a obra de Miguel Cervantes chamada D.Quixote De La Mancha, que fala de um cavaleiro romântico que imagina estar vivendo em plena Idade Média.
Conheci também Miguel de Servat, um homem que contribui muito para ciência, pois se destacou nos estudos para circulaçao do sangue.


E por fim na minha passagem pela Espanha, soube um pouco mais sobre artes plásticas, onde se destacava El Greco, grande pintor Espanhol do Renascimento.


Depoi de sair da Espanha ,segui para meu destino final a Alemanha...lá se destacavam dois grandes pintores, o Alberto Durer com suas magnificas obras "Adoração dos Magos" e "A Trindade e os outros".
E um jovem chamado Hans Holbein, considerado o maior retratista alemão, autor de obras importantes como Henrique VIII, Erasmo entre outras obras.


Bem amigos, espero que tenham gostado dessa pequena carta com resumo da minha interessante viagem, e tenham sentido um pouco presente no Renascimento Cultural.





Um abraço a todos e espero noticias de vocês,



 Lourival Felipe.

CARTA: CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO

                                                       Veneza, 17 de Agosto, 1519

       Oi Jean,
 Estou lhe mandando esta carta para lhe noticiar o que está acontecendo por aqui, na Itália.
 Bem não sei nem por onde começar, o comércio têm se desenvolvido muito, o que está gerando grandes riquezas para os comerciantes. A arte e a cultura vem sendo muito valorizada do último século pra cá,e os artistas e intelectuais da Europa têm procurado muito sobre passado clássico, greco-romano, para tentar responder algumas questões da sociedade atual.
 Sim, respondendo aquela sua pergunta a Itália foi considerada o berço do renascimento, devido a, como já falei, o grande desenvolvimento do comércio (riquezas) e também, claro, por ter muitos vestígios das antigas civilizações.
 Não sei se sabes que infelizmente, á uns 3 meses Leonardo da Vinci morreu, sinceramente tinha grande admiração por ele.
 Mas voltando ao assunto, os comerciantes ricos começaram a invistir na arte e na cultura o que deu origem a uma grande quantidade de locais de produção artística.
 Aqui na Itália está voltando a ideia de antropocentrismo, em que o homem é considerado o "centro do universo" e está também tendo uma ideia de Humanismo, em que inclui o antropocentrismo e o racionalismo, entre outros.
 Espero que escreva de volta, qualquer dúvida só é mandar uma carta.

Abraço,
Quéops



QUÉOPS EMMANUEL CRUZ DE MELO

Renascimento CIENTÍFICO

No século XV E XVI, a ciência européia sofreu
em varios aspectos, um impulso renovador. Um expressivo número de pesquisadores valorizavam
a razão e a experimentação, procuravam resolver questões da natureza e da sociedade.
Mas a nova mentalidade científica não se desenvolveu sem a resistência daqueles que defendiam as tradições culturais medievais, atraves da mentalidade científica.

O HOMEM VIRTRUVIANO DE LEONARDO DA VINCI,
CARACTERIZA A IDEIA RENASCENTISTA:
HUMANISTA E CLÁSSICO

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Características do Renascimento

Renascimento Cultural ...

Origens, Características e Valores:
- O nome Renascimento Cultural foi dado pelo arquiteto Giorgio Vasari, que usou este termo para nomeiar a preocupação do povo italiano em fazer "renascer" o mundo antigo (greco-romano).
















Auto-retrato de Giorgio Vasari

- Em busca de soluções para os problemas da sociedade comercial, intelectuais e artistas de toda Europa (em destaque para a Itália), buscaram no passádo clássico greco-romano respostas. Essa investigação terminou em um movimento artístico,
científico e filosófico denominado RENASCIMENTO. 

- Os renascentistas valorizavam muito a cultura greco-romana. Achavam que eles tinham uma melhor visão do ser humano e da natureza.

- A Itália foi considerada o berço do Renascimento, devido ao comércio, que se desenvolveu muito nesse período, assim, as cidades italianas passaram a juntar grandes riquezas. Os ricos comerciantes italianos começaram a praticar o mecenato, que seria o financiamento a arte e a cultura. Daí vemos um dos motivos do surgimento do renascimento na Itália: Riqueza(Dinheiro). 

- As principais qualidades do ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico.

- Antropocentrismo: que considera que o homem é a "medida de todas as coisas" ou o "centro do universo".

- Racionalismo: Os renascentistas passaram a observar mais a natureza e diziam que o conhecimento devia se basear na razão e não apenas na fé.

- Humanismo: Principal valor cultivado do Renascimento.
Método de aprendizado diferente do comum medieval.
O humanismo afirmava o valor do homem.
O precursor do Humanismo na Itália é Francesco Petrarca, intelectual, humanista e poeta italiano. Considerado o "Pai do Humanismo".

Francesco Petrarca


QUÉOPS EMMANUEL CRUZ DE MELO.

Os Nomes do Renascimento Italiano

Pintores:Pablo Picasso,Leonardo da Vinci,Rafael Sanzio,Michelangelo,Botticelli.

 Presidentes:Luigi Einaudi,Enrico de Nicola,Alcide de Gasperi,Cesare Merzagora,Antonio Segni e Giovanni Leone.


Pablo Picasso:Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.

 
Leonardo da Vinci :É considerado por vários o maior gênio da história, devido a sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado em 1926 seu QI foi estimado em cerca de 180.[10][11]



Rafael Sanzio: Em italiano Raffaello Sanzio; Urbino, 6 de abril de 1483 — Roma, 6 de abril de 1520), frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Também é conhecido por Raffaello Sanzio, Raffaello Santi, Raffaello de Urbino ou Rafael Sanzio de Urbino.









Michelangelo: Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença. Tendo seu talento logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Medici, para quem realizou várias obras. Depois fixou-se em Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança.


 Botticelli: foi um célebre pintor italiano da Escola Florentina do Renascimento. Igualmente receptivo às aquisições do introduzidas por Masaccio na pintura do Quatrocento e às tendências do Gótico tardio, seguiu os preceitos da perspectiva central e estudou as esculturas da Antiguidade, evoluindo posteriormente para a acentuação das formas decorativas e da atenção dispensada à harmonia linear do traçado e ao vigor e pureza do colorido. Suas obras tardias revelariam ainda um expressionismo trágico, de agitação visionária, fruto certamente da pregação de Savonarola.  


Luigi Einaudi :(Carrù, 24 de março de 1874 — Roma, 30 de outubro de 1961) foi um economista, políticoPresidente da República Italiana, eleito em 11 de maio de 1948 (no quarto escrutínio). Terminado o mandato tornou-se Senador vitalício na condicação de ex Presidente da República.


Enrico De Nicola: (Nápoles, 9 de novembro de 1877 — Torre del Greco, 1 de outubro de 1959) foi um advogado e político italiano. Foi o primeiro Presidente da República Italiana. Foi eleito presidente provisório da assembléia constituinte do estado, naquele momento, até o dia 1º de janeiro de 1948, em que é públicada a nova constituição republicana, da Itália, cuja qual atribuia a ele de forma provisória a presidência da República Italiana de fato, até o dia 12 de maio de 1948. Antes desse momento, era presidente da Câmara dos Deputados, entre 26 de junho de 1920 até 25 de janeiro de 1924.
Advogado, especializado na área Penal, de renome nacional, tinha como ideologia política, o liberalismo de Giolitti, foi eleito deputado, pela primeira vez, em 1909, pelo colégio eleitoral, de Afragola, e assim permaneceu até a XXVI Legislatura, cuja qual deixa o poder, em função a Marcha sobre Roma, organizada pelos fascistas, em 1922.


 Alcide de Gasperi: (Pieve Tesino, 3 de Abril de 1881 — Borgo di Valsugana, 19 de Agosto de 1954) foi um político democrata cristão italiano. Ocupou os cargos de presidente e primeiro-ministro da Itália e juntamente com Konrad Adenauer, Robert Schuman e Jean Monnet é considerado como um dos "pais da Europa".
Hostil aos fascistas, é preso em 1927 e condenado a quatro anos de prisão, mas passados dezasseis meses foi libertado graças à intercessão do Papa. Activo na resistência durante a Segunda Guerra Mundial, fundou o partido da Democracia Cristã.
Ocupando o cargo de primeiro-ministro de 1945 a 1953, implantou uma reforma agrária para o sul e centro da Itália. Na política externa, procurou aproximar-se dos países ocidentais e assinou o Tratado do Atlântico Norte (OTAN/NATO). Contribuiu, deste modo, para a reconstrução material e moral do seu país no após-guerra.
Declarado Servo de Deus, está em curso o seu processo de beatificação pela Igreja Católica.


Cesare Merzagora:Foi um político italiano do Milan. Foi Presidente do Senado italiano 1953-1967, e foi também desempenha as funções de presidente da Itália, em 1964, no período entre a demissão de Antonio Segni ea eleição de Giuseppe Saragat. Merzagora foi nomeado senador vitalício em 1963.
Apesar de ser um ateu sincero, ele foi executado como um candidato da Democracia Cristã italiana, e era filiado a esse partido durante toda a sua carreira política, apesar de ele nunca se tornou seu membro oficial.
Morreu em Roma.



 Antonio Segni: (Sassari, 2 de Fevereiro de 1891 — Roma, 1 de Dezembro de 1972) foi um político e quarto Presidente da República Italiana. Ocupou anteriormente o cargo de primeiro-ministro de seu pais por duas legislaturas.


Giovanni Leone (Nápoles, 3 de Novembro de 1908 — Roma, 9 de Novembro de 2001) foi um político e sexto Presidente da República Italiana, eleito depois de 23 escrutínios). Terminado o mandato tornou-se Senador vitalício na condicação de ex Presidente da República. Ocupou também, brevemente, o cargo de primeiro-ministro pode duas legislaturas.